domingo, 1 de novembro de 2009

Duplo KO e Faltas de comparência…

Antes de mais quero aqui pedir desculpa publicamente à Direcção do CCD Leões da Floresta pelos acontecimentos de ontem à noite na sua sede e pelo tom menos próprio das pessoas envolvidas (nas quais eu me incluo).

Tudo se passou devido ao não entendimento do processo de participar numa competição (facto que eu pessoalmente encontro estranho, pois já se joga este tipo de competição há algum tempo no distrito e eu nem sou dos que joga há mais tempo…).

Devido a tudo isso, vou aqui explicitar como se participa num quadro de apuramento (ou outro qualquer seja ele de bilhar ou de outra coisa qualquer!)

Numa competição com vários jogos, que tenham horas marcadas para as diferentes partidas, e no caso do bilhar em quadros de duplo KO, só se é eliminado ao fim de 02 derrotas! No caso de não se poder estar presente à hora marcada para a primeira partida, o que resulta é na derrota nessa partida pela margem máxima e não a eliminação do quadro. Só se fica eliminado por falta de comparência se à hora da segunda partida não se comparecer passados 15 minutos da hora da partida!.

Uma outra situação particular reside no facto de à hora marcada para uma partida, nenhum dos atletas comparecer. Ora nesta situação, não faz sentido esperar por tolerâncias pois ambos estão em falta. O que ditam as regras (e o bom senso) é que essa partida seja adiada para uma segunda chamada, passados 45 minutos. Se à hora da segunda chamada 1 atleta comparecer, espera-se então pelo período de tolerância (os tais 15 minutos…) pelo segundo atleta e caso não compareça, vence o presente pela margem máxima.

Caso não compareçam ambos a esta segunda chamada, SÃO AMBOS ELIMINADOS POR FALTA DE COMPARÊNCIA POIS ABANDONARAM O RECINTO DE JOGO NO QUAL PARTICIPAVAM NUMA COMPETIÇÃO!.

2 comentários:

Unknown disse...

Regulamento Geral – Página 27
Capítulo VII
HORÁRIOS
1. Todas as competições dispõem de horários pré definidos, o qual deve
ser sempre respeitado.
2. O período de aquecimento deve decorrer sempre antes da hora
marcada para o jogo, para que este se inicie à hora marcada.


Capítulo VIII
FALTAS DE COMPARÊNCIA
1. Provas Individuais
a. Considera-se falta de comparência, não estar presente à hora
marcada para o jogo, depois de decorrido o tempo de tolerância
(15 minutos).
b. Caso a prova seja disputada em sistema de Duplo KO, passará
para os perdedores à primeira falta de comparência. À segunda
falta de comparência o atleta é eliminado. No caso de faltarem os
dois atletas ao primeiro jogo, ambos serão automaticamente
eliminados.
c. Caberá ao responsável pela Prova, determinar a Falta de
Comparência ao atleta, que passados 15 minutos do seu começo
não se tenha apresentado.
d. Tratando-se de KO Directo será eliminado.
e. Tratando-se de uma Prova realizada em Sistema de “Poule” o
atleta só é eliminado quando faz falta de comparência na última
jornada.


Caro Miguel,
Como poderás comprovar nos excertos dos Regulamentos gerais acima descritos, não existe em lado algum referência ao "bom senso"
e na prática dizem que: "b. Caso a prova seja disputada em sistema de Duplo KO, passará
para os perdedores à primeira falta de comparência."
Ora sabendo que o Luís Viegas e o Vítor Torrão compareceram á hora marcada (18.30H) e os adversários não compareceram; automáticamente o jogo das
20.30H e á luz dos regulamentos, passa imediatamente para os perdedores...pelo que não se encontrando a essa hora no local nem
o Bruno Silva nem o José Oliveira, aplica-se o disposto: "À segunda
falta de comparência o atleta é eliminado."
Além disso se houve alguém que teve "bom senso" foi o Sr. Vítor Torrão que apercebendo-se da falta de comparência dos outros
atletas ainda ligou para ti a avisar....e foram jantar.....
Ora podiam pelo menos ter tido a mesma simpatia para com o Luís Viegas e o Vítor Torrão quando o José Oliveira chegou ao local...
o que não se verificou...

Desculpa estar a escrever este post,mas como poderás compreender existe um grande sentimento de injustiça relativamente ao
modo de afastamento do Sr. Vítor Torrão, pessoa que se reveste de uma grande humildade e disponibilidade para com todos nós.

Meus cumprimentos.
Miguel Ribeiro

Luis Nunes disse...

Caro Miguel Ribeiro,

Não estás a ler bem. Ou melhor não estás a interpretar bem.
"b. Caso a prova seja disputada em sistema de Duplo KO, passará
para os perdedores à primeira falta de comparência." - Não significa que é o quadro que passa para a aprtida dos perdedores mas sim o ATLETA faltoso que passa para a parte do quadro dos perdedores. Aliás.. que lógica teria se assim não fosse? Então um atleta falta à primeira partida e é logo o seguinte jogo o desse mesmo atleta? não faz sentido e nem justo seria.
Segundo ponto: Não te custa mais a ti do que a mim o que sucedeu. O sr. Torrão é meu companheiro de equipa mas fiz o que fiz apenas para provar o que se provou - Ora.. não puderam nem quiseram esperar por um atleta que tinha que vir dos escalos.. que às 20:10 estava nos leões.. mas depois esse mesmo atleta teria que ficar cá sabe-se lá até que horas para suas excelências pudessem retomar o quadro na partida dos vencedores? - e só quando se aperceberam de que ele estava prestes a passar como segundo apurado é que se preocuparam. Deveriam sobretudo ter mostrado um pouco mais de respeito para com quem tinha de fazer 60 kms pra vir jogar isto pela primeira vez e não terem sido agressivos e mal educados pra uma pessoa quem nem sequer conhecem. Por isso o fiz. Querem criticar-me? .. critiquem-me à vontade. Tenho a minha consciência tranquila.
Diga-se aliás.. que era minha obrigação informá-lo (porque fui EU quem 'meteu' estes rapazes dos escalos nisto...) de que não estava eliminado por ter faltado à primeira partida, e à hora do seu jogo lá estariam a ligar-me pra saber o que fazer e eu teria que ir aos Leões de qq modo...
Para finalizar - NÃO FUI EU QUEM DECIDIU NADA - Informei-me com quem de direito - ADÃO MORAIS (COORDENADOR NACIONAL DO POOL E POOL PORTUGUÊS) e foi ele quem me disse que teria de ser assim!! Eu apenas transmiti ao delegado de jogo nos leões e aos atletas envolvidos essa decisão!!! O que se passou a seguir.. terão que perguntar a outra pessoa porque essa decisão foi alterada...
E já agora.. porque não ligaram também ao Bruno Pinto a perguntar porque não vinha? Só o rapaz dos escalos é tinha direito a ouvir impropérios pelo telefone de pessoas que nem conhece??
Não me arrependo da posição que tomei e pedidos de desculpa.. bom.. pela minha parte já pedi a quem tinha de pedir porque não se vai armar escândalos à casa dos outros e ainda por cima se fica com a razão.
Tenho dito.