quarta-feira, 3 de junho de 2009

C. Nacional – 1ª divisão - DELIBERAÇÃO

Apresenta-se de seguida a Deliberação da Federação Portuguesa de Bilhar relativa ao PROTESTO apresentado pela equipa da GDAC – IMO BRETANHA na jornada 12.

protesto 2jun folha 1 protesto 2jun folha 2

Os Delegados das equipas envolvidas foram já notificados desta resolução assim como enviada uma cópia para cada um deles.

A ordenação da tabela classificativa fica assim corrigida:

cde_classificação

20 comentários:

Nuno Miguel disse...

Isto de facto é uma vergonha ao nível de um campeonato que da acesso a niveis nacionais equipas que fazem estas situações, as equipas e os seus jogadores nao são entidades fiscalizadoras para andarem a pedir as identificações pessoais aos jogadores adversários, de que valem os protestos se as pessoas não comparecem com as suas palavras e não são honestas?
Assinam o protesto conforme as situações e depois dizem que tem testemunhas ?
Afinal qual e o metedo de fazer um protesto correcto ?
Pedem federações ao jogadores, pagamos por isso e quando a federação é chamada a situações como esta fica em "águas de bacalhau" ?
Não culpo o trabalho do Sr. Luís Nunes porque admiro muito até o seu trabalho ao longo desta época e ele que fez de tudo para que este protesto tivesse justiça.
Mas perante todos os jogadores desta competição porem á palavras que tem de ser ditas para que todos fiquem a saber que por vezes as pessoas com quem lidamos não são aquelas que assumem os seus compromissos.
Sem mais nada a acrescentar.
Um abraço ai ao pessoal todo.

C.D.C.B. disse...

Estás enganado amigo Nuno. As equipas através dos seus Delegados de Equipa DEVEM ser isso mesmo - Entidades Fiscalizadoras pois como sabes não existem nem podem existir Delegados distritais para presenciarem todos os jogos... Talvez se TODOS fizessem por cumprir os regulamentos e não apenas alguns, este tipo de situações não se verificasse.. ou melhor.. não passaria tão impune como costuma n é?..
Eu só tenho que pedir desculpa por não ter sido mais célere neste processo mas foi a primeira vez que me deparei com um caso destes e creio que até a nível do Distrito também o foi. Não que tivesse actuado de modo diferente, mas apenas de um modo mais.. completo. Fica pois a experiência deste tipo de situações como referência para situações futuras esperando que não se repitam...
Neste caso.. em nada influencia a classificação das equipas envolvidas mas se o caso fosse diferente.. era o suficiente para estragar toda uma época.
um abraço.

Nuno Miguel disse...

Devem fazer isso mesmo ? Ou será que e da competencia da Federação Portuguesa de Bilhar entregar os respectivos cartões aos jogadores que pagam inscrições pelas federações para entrarem em competição (impõem limites de atestados médicos e depois são eles os primeiros a falhar nos cartões) e agora quando acontecem estas situações deitam as culpas aos bilhetes de identidade ?
A culpa disto tudo e somente da Federação.
Como referiste acima o protesto pode nao influenciar as classificações mas também acredita que isso na minha consideração nao pesa muito mas fica a dignidade de uma federação que ja engloba centenas de jogadores perante uma situação destas ter esta solução, simplesmente por acaso aconteceu com uma equipa que não estava naquele momento a disputar o apuramento a um campeonato nacional pois acredito que as medidas teriam sido bem diferentes.

Bruno Silva disse...

Nuno, acho que tens toda a razão... e inclusivé, acho que a vossa equipa devia escrever um comunicado e envia-lo para a Federação com todas essas queixas. Adianta alguma coisa? talvez não... Mas a ficam a saber que aqui no distrito de Castelo Branco, nunca foi "comer e calar", temos direito a opinião e critica.

Devo desde ja defender a delegação distrital, que tal como disseste, julgo que fez o máximo.

Acrescentar ainda que, ética e moral desportiva é algo que sempre defendi e prezo imenso... e sei que a tua equipa, dorme de consciencia tranquila, e decerto que vai continuar a representar e orgulhar a nossa competição distrital, pois nós precisamos de equipas, mas equipas que entendam e que sejam exemplos de condutas desportivas correctas.
As demais, julgo que a selecção natural do desportivismo as vai afastar, como já afastou outras...

A época esta a acabar, a delegação distrital esta já a pensar na proxima época, e precisa de equipas motivadas e da ajuda de todos nós, por isso vamos apoiar e dar-lhes força!!

Abraço

Anónimo disse...

Chama-se a isso justiça salomonica, divide-se o mal pelas aldeias...neste caso as vilas lol

Anónimo disse...

Culpar a Federação por tudo o que se passa é sempre uma coisa fácil de fazer... mas a verdade é que nem sempre a culpa é SÓ da Federação. quantas 'irregularidades' acontecem todas as semanas e que ninguém reclama.. é um deixa andar tão típico do Portuguesismo..
Sinceramente não entendo que mais do que isto queriam que se decidi-se.. irradiação da outra equipa? processos disciplinares? coimas?.. talvez enforcamento em praça pública dos prevaricadores??
Todas as equipas são importantes.. sejam elas boas ou más e diga-se na verdade que provalvelmente é por causa da presença de um punhado de equipas 'más' que se consegue que um PAR de equipas 'boas' vá à fase final nacional.
E não será verdade também que todas as punições têm que ser proporcionais à gravidade das situações? Ora uma está em 8º e a outra.. em último. Pra quê medidas mais drásticas?
Acho que está bem assim pois pelo menos ficam a saber todos qual a punição de não jogar com traje B .. que é uma coisa barata de obter quando comparada com alguns tacos que vejo por aí na mão desses mesmos jogadores. Além disso fica-se também a saber qual o procedimento a adoptar em situações futuras de dúvida quanto a quem é quem.
Ser Pai ou Mãe .. não é só saber dar pancada nos filhos. é saber sobretudo.. educá-los!

Nuno Miguel disse...

Para estes anónimos e para acabar este assunto deixo aqui so o regulamento para certas e determinadas pessoas que falam mas não têm conhecimentos.
Federação Portuguesa de Bilhar Regulamentos :

Art.º 9 - As penas de "Advertência" e "Repreensão registada" são aplicadas às faltas leves; as
penas de "Multa e "Suspensão até 1 ano " são aplicadas às faltas graves; as penas de
"Suspensão de 1 a 5 anos" e a "Demissão", são aplicáveis às faltas muito graves.

Artº 11 - São consideradas faltas graves:

1 - Aos Atletas e outros agentes desportivos que:

a) Participem numa prova oficial sem estarem devidamente licenciados;
b) Não efectuem o pagamento de quaisquer taxas regulamentares estabelecidas;
c) Não participem na fase final de uma competição para a qual tenham sido
apurados na fase eliminatória, sem motivo justificado;
d) Não compareçam nas cerimónias de abertura e de encerramento das
competições em que participem, sem motivo justificado;
e) Tenham comportamento Anti-Desportivo e/ou Anti-Social;
f) Sejam reincidentes na punição por faltas leves


A esta situação a alinea A pareceme bastante explicita.

Pagar coimas ou suspensão ? Ninguem diria isso tambem nao vamos fazer de uma modalidade um tribunal.
Agora como muitos anonimos ai dizem que é justo ?
Então para que e que todos os jogaderes compram fardas ?
Sendo assim quando a equipa jogar em casa jogam todos de calções e xinelos assinam o protesto tudo bem mas como tem 40 socias da mesma a casa a dizer o contrário o protesto assinado por duas unidades "FEDERADAS" deixa de ser válido ?
Então mas quem manda são as testemunhas? ou o protesto nao leva peso algum ?

Depois falam em que são duas equipas más ?
Uma que luta por um 8ºlugar outra pelo ultimo ?

Falando agora nas minhas palavras " Acompanho esta modalidade a 2 anos muito pouco tempo isso e verdade estou federado apenas a 1 ano e por acaso esta situação aconteceu com a minha equipa (menos experiente) mas pessoas que dizem que esta situação esta bem resolvida e depois são capazes de chegar ao cafe " Épa o distrito de lisboa tem um campeonato excelente tem ligas para apuramentos mundiais tem tudo só o nosso distrito e que não anda"

Para quem diz isto sinceramente a mim mete-me vergonha pois a culpa de o nosso distrito nao ter ligas com mais de uma divisão, nao ter a pro pool, não ter ligas de acesso a fases mundiais, de nao ter mais de 200 associados á modalidade é somente um pouco de quem faz este tipo de coisas se querem um campeonato honesto, bem disputado, civilizado e sobre tudo treinar o comportamento porque afinal estamos a competir para um campeonato a nível nacioanl e não um "bota-fora" na taberna do joaquim que nada se leva a mal.

Tem de haver justiça seja para a melhor equipa do distrito seja para a pior equipa do distrito não é por a pior não estar a ltar por nada que as medidas são diferentes porque para o ano quando se falarem nas incrições a pior equipa podia ser a pior mas tinha honestidade em se inscrever abdicar de muitas coisas para estar presente ao jogos pagar federações etc essas pessoas nao merecem justiça ?

Então para que um campeonato com 8 equipas ?
Inscrevem-se só duas nunca ah xatisses e são apuradas automaticamente para o nacional.

SE QUEREM UM CAMPEONATO DECENTE LUTEM POR ELE E NAO CRITIQUEM QUEM JÁ O FEZ.

Anónimo disse...

(pelo que ouvi...) ... a outra equipa assinou o protesto e vcs assinaram a folha de jogo em como quem jogou foram só jogadores federados... que mais querem?
continuo a achar justa a decisão em função das circusntâncias.
é a minha opinião.
(quanto a ser anónimo.. é um direito que me assiste!)

Nuno Miguel disse...

Nós assinamos a folha como o jogador João Silvestre era representante da outra equipa o nome dele constava la os nomes nao estavam mal, a pessoa que jogou pelo joão não tinha la o nome so poderia nao assinara folha se o nome do dito jogador nao estivesse lá e estivesse o nome do jogador não federado se eles assinaram conforme o jogador nao estava federado não percebo qual é a duvida.

Anónimo disse...

polemica na vespera da ultima jornada?? o campeonato esta ao rubro!!

Fábio Nave disse...

ao rubro não deve estar já se sabe quem e campeão segundo lugar e terceiro

agora só porque as equipas estão nesses lugares merecem REGRAS diferentes

o próprio delegado diz que todas as equipas são importantes mas umas tem umas REGRAS outras tem outras

ps: porque não apresenta o seu nome verdadeiro e mete anónimo

Carlos Cruz disse...

Os anónimos deste blogge, são como os cartões da federação, só aparecem quando não são precisos.

Carlos Cruz

C.D.C.B. disse...

bem.. o que está ao rubro é o 'chat' deste post.. lol
quanto aos anónimos.. desde que não sejam ofensivos (o que levará à sua remoção...) temos que viver e aprender a viver com eles.
Quanto ao que o Nuno disse:
Se na folha de jogo consta o nome de um jogador (que parece não ter jogado..) e joga outro jogador que não aparece na folha.. como é que vocês assinam isso? Acho que vocês devem também assumir que foram apanhados de surpresa em tudo isto.. tal como eu.
Digo e repito .. se fosse hoje.. saberia como actuar. Peço desculpa uma vez mais por isso.

Carlos Cruz disse...

Ó pessoal, vamos mas é jogar a ultima jornada e deixar os problemas para trás, que por acaso este ano até nem foram muitos.
Saudações bilharistas.

Anónimo disse...

sr.delegado.vergonha é os atletas pagarem os cartões e estes nunca apareceram.... e ja la vão 2 anos.... para onde ira esse dinheiro????????

Nuno Raposo disse...

De uma vez por todas era importante chamar-mos os Bois pelos nomes. Nao percebo porque se fazem perguntas deste tipo, quando existem locais proprios para as fazerem. Eu faço aqui um apelo para nao responderem a este tipo de perguntas se nao estiverem identificados.

C.D.C.B. disse...

ao sr Anónimo:
Diga-me lá Sr. Anónimo.. alguém até hoje o proibiu de jogar no que quer que seja por não ter o seu cartão de filiado?
mais.. alguém o proibiu de jogar por nem sequer ter a sua licença desportiva??

Aviso à navegação:
se continuarem assim.. acabam-se os posts anónimos num abrir e fechar de olhos.

Anónimo disse...

As verdades incomodam. Censura Já!

Anónimo disse...

pois... porque será que os cartões nao aparecem?
porque pedem o dinheiro para estes??? gostava de saber!!!!!!!!

C.D.C.B. disse...

acabaram-se os comentários anónimos.
Peço desculpa mas ou se tem coragem de se assumir o que se diz ou então o melhor é não se dizer nada.