terça-feira, 5 de abril de 2011

Campeonato da Europa de Pool

Manuel Gama assegura medalha inédita


 

Pela primeira vez na história, um português garantiu uma medalha num Campeonato da Europa de Pool. O vianense Manuel Gama foi o herói de uma comitiva que teve em Henrique Correia e Sara Rocha os outros dois nomes em destaque.

A medalha de bronze conseguida por Manuel Gama na variante de Bola 10 dos europeus de pool ficará seguramente na história do bilhar português. Depois de um ano de 2010 onde os portugueses brilharam nos europeus de veteranos, agora foi a vez de em seniores a bandeira nacional estrear-se no pódio.

A prova, que decorreu em Brandemburgo (Alemanha), de 23 de Março a 2 de Abril, contou com a presença de sete atletas portugueses (Manuel Gama, Henrique Correia, Manuel Pereira, Miguel Silva, Nuno Santos, Sara Rocha e Sandra Pereira) nas variantes de Bola 8, Bola 9, 14:1 e Bola 10.

Os resultados dos portugueses começaram por ser modestos na vertente masculina mas, em femininos, Sara Rocha (Sport Lisboa e Benfica) brilhou ao garantir um excelente 9.º lugar na variante de 14+1. Depois, em Bola 9, os portugueses ficaram à porta do quadro final, isto depois de uma prova de Bola 8 sem resultados assinaláveis. Por fim, na prova rainha dos campeonatos, os portugueses estiveram brilhantes. Manuel Pereira (33.º posto) esteve a um jogo apenas de entrar no quadro final dos melhores 32. Porém, as prestações de Henrique Correia e Manuel Gama provaram, uma vez mais, que o pool nacional tem neste momento um conjunto de atletas dignos de constar entre a elite europeia e mundial.

Henrique Correia, também ele atleta do SLB, foi o primeiro a alcançar o sucesso, ao garantir o acesso ao quadro final pelo quadro dos vencedores, batendo o irlandês Paddy McLoughlin por claros 8-3. Já no quadro final, o vianense radicado em Lisboa surpreendeu o mundo do pool ao vencer um dos melhores jogadores do mundo, o holandês Niels Feijen, por 8-6. Mais tarde, ultrapassaria o dinamarquês Lotfy Bahram, perdendo somente face ao francês Stephan Cohen.

Por sua vez, Manuel Gama iniciou o percurso que lhe valeria a medalha de prata com uma vitória sobre o sempre difícil estónio Denis Grabe (8-5), vencendo depois também o irlandês McLoughlin (8-3) e, nos quartos de final, o campeoníssimo espanhol David Alcaide (8-6). Nas meias-finais, tal como sucedera com Henrique Correia, o jogador do Viana Taurino acabou por ser derrotado pelo francês Cohen, ele que viria a sagrar-se Campeão da Europa de Bola 10.

Em suma, tratou-se de mais uma excelente participação lusitana em provas internacionais de pool, na sequência aliás do que já tinha acontecido em 2010 onde os portugueses brilharam nos Campeonatos da Europa de Zagreb e nos mundiais de Pool Americano de Las Vegas.


Fotos da Comitiva Portuguesa Disponíveis em:


  

Parabéns a todos os Portugueses que estiveram presentes e defenderam o nosso País :)

Sem comentários: