Mais de 400 atletas de norte a sul do país estarão presentes na Quinta Valenciana – em Fernão Ferro, Seixal – para aquela que será a maior prova de sempre a nível nacional do bilhar nacional. Representando mais de 60 equipas, de 31 de Março a 3 de Abril os tacos, bolas e giz serão reis em mais de 24 mesas, onde se discutirão os acessos às fases finais de pool, pool português e american pool.
Nunca antes o nosso país viu algo assim. Mais de 400 jogadores, provenientes dos quatro cantos de Portugal continental, em representação de mais de 66 equipas, dão corpo ao maior torneio de pool da história do bilhar nacional.
Em mais de duas dezenas de mesas, de 7, 8 e 9 pés, onde serão jogadas as variantes de bola 8, bola 9 e bola 10, as equipas em confronto irão lutar pelo acesso à fase final concentrada, onde apenas sete formações terão acesso, juntando-se depois a equipa vencedora da ilha da Madeira. As modalidades em disputa serão três – pool, pool português e american pool –, mas o sonho colectivo é transversal a todos: tornarem-se os novos campeões nacionais.
Com todos os nomes grandes do pool nacional presentes, com destaque especial para Manuel Gama, Bruno Sousa, Mariana Marinho e Luísa Leal – campeões e vencedores das taças em título e recentemente em grande destaque no Campeonato da Europa que terminou este fim-de-semana na Croácia –, estarão representados alguns dos emblemas mais históricos do nosso país, quer em masculinos, quer em femininos, como são os casos do FC Porto, Leixões, SC Braga e Académica de Coimbra, bem como outros que há muito são históricos na modalidade, como os clubes de bilhar Pedro Grilo, Pedro Fonseca e Austrálias (Porto), Rampinha e Soccer Planet (Braga), Viana Taurino (Viana do Castelo), Fonte Luminosa e Netpool (Setúbal), Balabushka (Algarve), GD Nazarenos e ACR Maceirinha (Leiria), CB Coimbra e CB Monumental (Coimbra), CB S. João da Madeira e Sétima Arte (Aveiro), Tropical (Castelo Branco), Academia de Bilhar de Lisboa e Mucifalense (Lisboa), entre tantos outros com legítimas ambições de alcançar os melhores resultados desportivos possíveis.
A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, terá arranque na noite de quarta-feira, 31 de Março, e irá decorrer durante todo o dia de quinta, prosseguindo na sexta-feira até ao final da noite, sendo que depois decorrerá um jantar-convívio e festa, num evento que pretende reunir toda a família do bilhar nacional. Para a tarde de sábado estão reservadas as derradeiras emoções, com as equipas a disputarem as partidas decisivas.
A entrada é livre e todos, sem excepção, estão convidados a assistir de perto a este que é unanimemente considerado um dos desportos mais populares no nosso país.